24 e 28 de Junho – Ensemble Brasileiro de Música Moderna

Ensemble Brasileiro de Música Moderna
Temos o objetivo de levar ao público recitais de música moderna e contemporânea, proporcionando aos ouvintes o que é produzido pelos compositores de nossa época. Com a formação
de flauta, clarinete, saxofone e fagote o Ensemble traz a música escrita originalmente para o grupo, assim como adaptações de obras consagradas do repertório.

A proposta consiste em uma música de raízes popularmente brasileiras, mesclada à linguagem erudita e contemporânea da música moderna de câmara feita em todo o mundo.

Site: www.wix.com/ensemblebrasileiro/site

Marco André dos Santos – Flauta (dia 24)Flauta principal da Orquestra do Theatro São Pedro. Vencedor dos Concursos Jovens Solistas da ULM em 2002; Concurso Jovens Solistas da Orquestra Experimental de Repertório em 2005; Em 2007 foi Vencedor do concurso Jovens Talentos do Centro de Cultura Judaica, e em Dezembro do mesmo ano foi vencedor do Premio Estímulo Santander/OCAM 2007. 
Como musico convidado atuou em várias orquestras pelo Brasil, entre elas, Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP), e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP).
 
Em sua formação musical participaram professores como Wilson Rezende, Rogério Wolf, Lóránt Kóvács e János Balint (Ambos na Academia de Musica Ferenc Lizst em Budapeste).José Luiz Braz – ClarineteAtualmente José Luiz Braz é responsável pelo curso de clarinete na Escola do Auditório Ibirapuera e integra o quadro de músicos da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Bacharel em Clarinete pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), estudou clarinete com Eduardo Pecci, Edmilson Nery e Sérgio Burgani e música de Câmara com Gisela Nogueira, Emerson de Biaggi e Peter Daunsberg.
Venceu o “Concurso Ritmo e Som” promovido pelo Instituto de Artes da UNESP, premiado no “XVI Concurso Jovens solistas de Piracicaba”. Além da participação de diversos Festivais de Música no Brasil e Exterior.

Atuou como Solista a frente da Orquestra de Câmara da Unesp, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, estreando obras dos compositores Achille Picchi de Fernando Oliveira.

Com a pesquisa “Interpretação de obras escritas para clarinete Solo dentro da Música Contemporânea”, ganhou a bolsa de estudos VITAE nos anos de 2003 a 2005, sob orientação de Sérgio Burgani, realizando diversos Recitais solo no Brasil e Exterior, alguns destes, em parceria com o compositor Edson Zampronha.

Músico convidado da Ensemble Opera Nova Zurich, Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra de Câmara da USP (OCAM), entre outros. No Âmbito fonográfico, participou dos trabalhos: CD Ritmos Brasileiro (Paulus), Biografia (Natura), Mestres Mulatos (Petrobras) e Suíte Tropical (Banda Sinfônica do Estado de São Paulo).Douglas BragaMúsico e Compositor, 1° prêmio no “Concours de Saxophone Parisien 2012” promovido pelo Conservatoire Eric Satie em Paris, e 3° prêmio no “Concours Internetional Adolphe Sax 2012” em Lhays-Les-Roses, na França. Além de diversas premiações em concursos nacionais destinados a jovens solistas.
 
Atualmente é Saxofonista da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo desde 2009, membro-fundador do quarteto “Sax à Brazuca”, e professor de saxofone da Escola do Auditório Ibirapuera.

Músico convidado nas principais orquestras do país, entre elas: Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP), Orquestra Sinfônica de Santo André. Em 2009 participou da gravação do CD da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo intitulado “Villa-Lobos”, com os solos de saxofone tenor e saxofone barítono nas Bachianas Brasileiras n. 2.

Como compositor exerce intensa atividade camerística, e teve trabalhos interpretados no Lefrak Recital Hall da Queens College em Nova York,
no Phillips Recital Hall da University of Wisconsin em Eau Claire, Conservatório Astor Piazzolla em Buenos Aires, Conservatoire de Rouen (FRA), Universidade Federal de Minas Gerais, Semana da Música em Ouro Branco/MG, entre outros. Por grandes artistas de todo o Brasil, França, Estados Unidos da América, e Argentina.

Osvanilson CastroAtualmente é fagotista da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo, além de desenvolver intensa atividade como músico convidado nas principais orquestras do estado de São Paulo.
 
Fez um curso intensivo com Fábio Curi (USP). Foi aluno de Alexandre Silvério na Escola de Música Municipal de São Paulo. Em 2004, fez um Curso no Conservatório Superior de Detmold (ALE) na classe do professor Helman Jung.

Vencedor do “Concurso Internacional Bianka-Bianki” em 2001, premiado no “Concurso internacional de Música de Câmara do Rotary-Club”.

Como solista apresentou-se frente à Orquestras de Câmara da Amazônia, Orquestra Sinfônica de Limeira, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, e Banda Sinfônica do Estado de São Paulo.

Ocupou a posto de fagote solo na Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, fagote solo e chefe de naipe da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Além de fagotista da Orquestra do teatro da Paz, Orquestra Sinfônica do Estado Paraná, entre outras.

Músicos Convidados

Ricardo Camargo – Eufônio

Atualmente músico da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, está no grupo desde 2007, e mesmo antes já fazia participações como convidado. Também tem participação em orquestras importantes como: Orquestra do Theatro Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP) e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP).

Como solista, já atuou na Banda Sinfônica Jovem de São Paulo, Festival de Música de Santa Catarina e Banda Sinfônica do Estado de São Paulo.

Ganhou o primeiro prêmio por duas vezes do Concurso de Solistas do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim.

Como professor, atua junto a Banda Sinfônica Conselheiro Mayrink. Participou de importantes festivais como o Festival Internacional de Campos do Jordão e Festival Carlos Gomes de Campinas, com Steven Mead.

Filipe Castro – Flauta (dia 28)

Mestre em música pela New York University e bacharel em flauta pela Unicamp, Filipe de Castro começou seus estudos musicais aos 13 anos de idade, em Americana, sua cidade natal.

Foi aluno de João Batista de Lira, Sávio Araújo, Marcos Kiehl e Keith Underwood, e participou de master-classes com renomados flautistas de âmbito mundial, como Emannuel Pahud, Felix Renghli, Alain Marrion, Philippa Davies, Immanuel Davis, Robert Dick e Michael Faust.

Participou de vários festivais de música, entre eles: Festival de Inverno de Campos do Jordão, Festival de Música de Londrina, Pan Pacific Music Camps (Austrália) e Hidden Valley Flute Festival (Califórnia).

Como músico, integrou as orquestras: Orquestra Jovem de Jundiaí, Orquestra Sinfônica de Americana, Orquestra Sinfõnica de Ribeirão Preto e Orquestra Experimental de Repertório, tendo também participado como músico convidado da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra do Theatro São Pedro, Osusp e Osesp.

Foi solista com as orquestras: Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e Orquestra Sinfônica de Americana.

Atualmente é professor da Escola do Auditório e do Centro de Educação Musical de Hortolândia e Orquestra Filarmônica de Paraisópolis.

Programa do dia 24
Fuga em Sol menor – J.S. BACH

Duo – H. VILLA-LOBOS
I movimento
Saxofone soprano e Fagote

Trio n.1 – R. MARCONII- Coral: Molto Cantabile – II- Fuga: Giusto Flauta, clarinete e fagote 
Cantiga n.6 – D. BRAGA Saxofone alto e fagote 
2 Peças para flauta solo – A. NAKAUAI- Zebra II- Dragon Fly Estreia Mundial** 
Sopro do Minuano – F. DEDDOS Saxofone alto e Eufônio* 
Valsa Improvisada – F. MIGNONEModeradamente Fagote solo 
Sopro de Câmara – R. LIMA Flauta, clarinete baixo e saxofone alto 
Choro do Crioulo Doido – D. BRAGA 
Suíte Música Negra – D. BRAGA I – Tributo a James Brown II – Gospel III – Funk Carioca
Programa do dia 28
Fuga em Sol menor – J.S. BACH 
Duo – H. VILLA-LOBOS I movimento Saxofone soprano e Fagote 
Trio n.1 – R. MARCONI I – Coral: Molto Cantabile II – Fuga: Giusto Flauta, clarinete e fagote 
Cantiga n.6 – D. BRAGA Saxofone alto e fagote 
Sopro do Minuano – F. DEDDOS Saxofone alto e Eufônio 
Valsa Improvisada – F. MIGNONE Moderadamente Fagote solo 
Grab It! – Jacob TV Saxofone tenor e Boombox 
Choro do Crioulo Doido – D. BRAGA 
Suíte Música Negra – D. BRAGA I – Tributo a James Brown II – Gospel III – Funk Carioca

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Casarão do Belvedere

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading